O que é um firewall?

O firewall é uma das principais ferramentas quando o assunto é proteção de dados, possibilitando que sua empresa evite invasões hackers.

A proteção de dados é um tema muito importante, tendo em vista que, atualmente existem muitos criminosos que atuam no ambiente digital, para promover furto de dados e se aproveitar de falhas na segurança das empresas.

O firewall é uma tecnologia responsável por contra-atacar nos casos de tentativas de invasões para furto de dados. Nós vamos te explicar mais sobre o que é firewall e como essa tecnologia pode te ajudar a proteger sua empresa.

Entenda o que é firewall

Um firewall pode ser definido basicamente, como um software responsável por bloquear o acesso não autorizado a uma rede privada.

Firewall é traduzido literalmente como “parede de fogo”, justamente por ser uma forma projetada de impedir que fogo se propague em prédios antes que os bombeiros atuem. No mundo digital, o firewall tem uma função parecida, possibilitando maior segurança.

O uso de firewall no universo digital ocorre desde 1980, para que todos os dispositivos conectados a uma mesma rede possam usufruir de mais segurança.

Ao longo dos anos, os softwares foram aprimorados, para impedir ataques cada vez mais modernos e especializados.

Possibilitando que, mesmo com o avanço da tecnologia o firewall avançasse também, para continuar garantindo a proteção de quem utiliza esse tipo de software.

Existem diferentes tipos de firewall no mercado

Uma vez que você já entende o que é firewall, tende a ter noção a respeito da importância desse tipo de software. Mas também precisará saber que existem 4 tipos de firewall disponíveis no mercado, são eles:

  1. NGFW: é conhecido como firewall da próxima geração, conseguindo atuar no bloqueio de ameaças que são mais modernas;
  2. Firewall de proxy: esse tipo atua como um intermediário entre a rede interna e outras redes, impedindo que ocorra uma comunicação direta, para proteger os dados da rede interna;
  3. UTM: é um firewall bem completo, unindo a capacidade de inspecionar para agir preventivamente contra ameaças de rede e vírus;
  4. Firewall de inspeção de estado: atua bloqueando ou permitindo o acesso de acordo com o estado, protocolo e a porta. Para monitorar todas as atividades desde o início ao fim da conexão.

Cada empresa precisa em seu cotidiano de um tipo de firewall, não existindo um que seja superior aos demais em absolutamente todos os cenários.

É preciso escolher de acordo com a sua atividade e com a necessidade de proteção da empresa. Dependendo de uma série de fatores que devem ser orientados pela equipe de TI.

Conheça os principais benefícios de usar firewall na sua empresa

Existem muitas vantagens associadas ao uso de um bom firewall em seu negócio, como:

  • Evita risco de sequestro de dados de seus clientes e transações;
  • Protege sua empresa de malwares;
  • Melhora a produtividade dos colaboradores por bloquear o acesso aos sites que roubam a atenção da rotina de trabalho;
  • Garante a integridade dos dados;
  • Possibilita mais controle ao acesso de informações.

Portanto, toda empresa deveria apostar no uso de firewall. Visando a proteção de seus dados, limitação de acesso e resguardo de toda a equipe.

Afinal, não é incomum que hackers sequestrem dados de empresas desprotegidas e solicitem resgate. Ocasionando transtornos, prejuízo e danos para a imagem da empresa quando isso se torna de conhecimento público.

Toda empresa precisa de um firewall?

Sim! Quem entende o que é firewall passa a compreender também a sua importância no processo de proteção de seu negócio.

O firewall funciona como um vigia, que protege os dados de sua empresa. Evitando que ataques cibernéticos ocorram, ocasionando o sequestro das informações.

Imagine se, um hacker rouba todos os dados financeiros de sua empresa? Isso pode levar o negócio a falência, por não saber quais clientes cobrar, quanto cobrar e simplesmente ter todos os dados sequestrados, só sendo devolvidos com pagamento de fiança.

A frequência de crimes cibernéticos está aumentando em todo o mundo, gerando inclusive advogados especializados e delegacias especializadas que estão distribuídas no país.

Mas a melhor alternativa é sempre prevenir para não depender de terceiros, ao investir em firewall para sua empresa é possível evitar:

  • Que os dados de seu negócio sejam comprometidos por um ataque;
  • Evita riscos de que o ataque tenha sucesso;
  • Evita o comprometimento da integridade de sua rede;
  • Garante controle de acesso as informações de seu negócio, evitando que pessoas sem autorização acessem;
  • Aumenta a produtividade controlando o que os colaboradores acessam.

Portanto, sempre é melhor ter uma proteção que atua de forma tão completa, para que suas informações sejam mais protegidas.

Minimizando o risco de problemas futuros quando algum invasor tentar acessar seus dados e conseguir por estarem desprotegidos.

A proteção é um investimento de longo prazo

É sempre interessante entender que, investir na proteção de seus dados é um investimento de longo prazo. Tal qual contratar seguro para a frota de seus veículos.

Mesmo que aparentemente seja um custo que deve ser contido ao máximo para que a empresa não perca competitividade, é preciso manter esse valor como parte dos investimentos de seu negócio.

Tendo em vista que, em caso de sequestro de dados o hacker costuma calcular o valor de resgate usando informações da própria empresa, analisando suas movimentações.

Quanto mais uma empresa cresce, maior é a visibilidade que ela alcança para esse tipo de ataque. Portanto, o ideal é sempre estar protegido da melhor maneira possível, visando evitar contratempos e perdas que, acabam sendo muito mais significativas.

Encontrar um bom software é importante para que seu investimento dê retorno de segurança, garantindo que o negócio possa ter os dados protegidos com a máxima eficiência.

Consultar sua equipe de TI é sempre interessante para que a escolha de seu software seja adequada para o seu cotidiano de uso.

De modo que, a proteção seja entendida como um investimento necessário no curto e longo prazo. Além de usar firewall, existem muitos outros mecanismos de proteção aos dados que precisam ser implementados para aumentar sua segurança.

Baixe nosso formulário com as 10 dicas para manter seu ambiente mais seguro.

Deixe um comentário

Redes:

Mais Notícias