Os serviços da infraestrutura de TI incluem todos os elementos da infraestrutura e suas funcionalidades integradas de maneira que forneça resultados satisfatórios para o usuário. Juntamente com o trabalho de um profissional especializado.
Os itens básicos dentro da infraestrutura que precisam ser contemplados são:
1. Monitoramentos dos equipamentos / inventário
2. Realização de rotinas de backup
3. Padronização do Sistema Operacional
3. Gerenciamento de antivírus / Firewall
4. Definição / Fortalecimento das políticas de segurança dos dados e informações
6. Navegação dos colaboradores e convidados dentro da infraestrutura
7. Patch ( Atualizações das máquinas e equipamentos)
8. Rede sem fio
9. Plataforma de email
Resumidamente, trata-se de toda administração dos recursos presentes no ambiente de TI, que adicionado ao suporte em caso de problemas urgentes e pontuais, assegura um bom funcionamento dos componentes da infraestrutura. Os softwares, hardwares, a gestão de dados e a infraestrutura precisam da atenção de um profissional capaz de garantir o suporte necessário para identificar e realizar ajustes que evitam complicações mais complexas no sistema em caso de negligência.
Um dos principais problemas na hora de montar um ambiente seguro é que muitos profissionais não têm controle sobre a infraestrutura de TI como um todo. Por conta disso, o monitoramento constante de todo o ambiente de TI é fundamental, pois permite a identificação de vulnerabilidades e incidentes, permitindo a rápida ação. Ao realizar um levantamento completo, é possível identificar quais são as principais deficiências dentro do ambiente de TI e criar um plano de ação.