A internet é um ambiente amplo e com diversos usuários, para garantir a segurança no meio tecnológico é preciso adaptar os mecanismos de proteção e controle no ambiente corporativo da empresa.
Para isso, é preciso conhecer um pouco mais sobre os pilares da segurança da informação:
1-Confidencialidade
Refere-se ao acesso restrito aos dados e às informações presentes em determinada rede.
2-Disponibilidade
Trata-se da necessidade de apresentar dados disponíveis para o usuário final.
3-Integridade
Consiste no pilar que cumpre a originalidade e credibilidade de determinado dado, permitindo acesso apenas de pessoas autorizadas.
Estes pilares norteiam o trabalho de profissionais de TI e fazem parte das empresas que desejam elevar o nível de segurança no ambiente tecnológico.
Quanto aos mecanismos de proteção:
-O controle de internet é um dos mecanismos que tem como objetivo a proteção da conexão de uma rede, criando camadas de segurança.
-O controle de acesso é fundamental para o gerenciamento dos usuários presentes em um ambiente de TI, podendo ser realizado via Firewall.
-Escritório seguro
O Home office trouxe inúmeros casos que demonstraram na prática a importância da segurança na internet, pois a rede utilizada para a conexão é a domiciliar.
VPN, rede privada de proteção, é um exemplo de uma forma de assegurar que o caminho entre a máquina utilizada no trabalho e o servidor esteja protegido.
Com isso, unir os mecanismos de proteção no ambiente corporativo irá diminuir a possibilidade de perder informações importantes devido à falta de segurança.