Estratégias simples para prevenir ransomware no Google Workspace 

Como o Google Workspace ajuda a prevenir ransomware? 

Toda equipe profissional que investe e atua com Google Workspace sabe como essa solução do Google possui recursos que aumentam a continuidade e a organização empresarial. Porém, mais do que a otimização de tempo e esforço de tarefas, o Google Workspace também auxilia nas medidas de segurança contra ransonwares e phishing. 

Mas, na prática, você sabe como essa defesa funciona? 

Basicamente, as medidas do Workspace funcionam em três etapas:  

Prevenção – Antecipando problemas de ransomware 

Antes mesmo que um dos integrantes da sua empresa tenha contato com Spams maliciosos, os recursos de segurança do Google Workspace, já entram em ação! Sendo assim, as defesas automatizadas contra spam e phishing já bloqueiam e-mails que trariam riscos ao sistema. 

Segundo o Google, “89% das tentativas de conseguir acesso a redes e sistemas foram feitas com e-mails de phishing, e 72% das invasões bem-sucedidas começaram com uma exploração de software, phishing, força bruta ou credenciais roubadas”.  

Por isso, a estratégia que assegura seu negócio é a programação e alinhamento da ferramenta, para que ela barre atividades suspeitas. 

Ou seja, por mais simples que pareça, sem as defesas de prevenção do Google Workspace, é fácil que um e-mail carregado de ransomware passe despercebido pelos profissionais. E é exatamente por isso que a inteligência automática, criteriosa e precisa dessa solução Google é sempre bem-vinda na prevenção de problemas sobre roubo de dados. 

Detecção – Destacando riscos ativos com Google Workspace 

A segunda etapa que auxilia nas defesas através do Google Workspace é utilizar essa ferramenta para ter o monitoramento contínuo e os alertas de segurança. Essas inteligências trabalhando integralmente no seu sistema ajudam a identificar atividades suspeitas, como ataques de ransomware, e a responder de forma proativa. 

  • Modificação e criptografia de arquivos; 
  • Aumento da atividade do CPU e disco sem motivo aparente;  
  • Dificuldades em acessar arquivos; 
  • Comunicações de rede suspeitas. 

Todas essas atividades citadas acima são sinais de que o seu sistema pode ter sido invadido e corre um risco sério de perder arquivos importantes. E nas empresas que contam com o suporte do Workspace, todas essas movimentações suspeitas são destacadas aos profissionais responsáveis. Assim, a busca por soluções adequadas acontece com mais agilidade, antes de ataques mais graves acontecerem aos seus dados. 

Resposta – Resultados palpáveis contra ransomware 

Já que falamos da prevenção e da identificação de ransomware, a terceira etapa do Google Workspace é a resposta que a sua empresa terá diante de um ataque.  

Mas, como isso ajuda na prática? 

Geralmente, as equipes de segurança levam dez dias para detectar ataques cibernéticos em empresas. Isso dá aos hackers o tempo suficiente para implantar ransomware ou roubar dados. Portanto, usando os sinais de ameaça para responder rapidamente ao ataque, os danos e a instabilidade na empresa caem drasticamente. 

Com uma identificação precisa do que está ocorrendo contra a infraestrutura de TI da sua empresa, fica mais fácil buscar uma solução eficiente.  

Medidas contra ransonware – Recursos adicionais do Google Workspace 

Criptografia de Dados: 

O Google Workspace é tão completo que ainda oferece criptografia de dados. Isso é um recurso importante que ajuda a proteger os dados em repouso e em trânsito.  

Tendo essa defesa que aumenta a integridade dos arquivos, a criptografia influencia diretamente na conformidade da sua empresa. 

Sandbox de Segurança: 

Sendo um tipo de verificação segura, sem expor sua empresa a possíveis programas maliciosos, o sandbox de segurança do Gmail abre anexos de e-mail em um ambiente virtual separado. Assim, há uma verificação completa sobre os anexos deste e-mail suspeito, sem que isso represente uma ameaça à sua empresa.  

Boas práticas do Google Workspace com suporte profissional 

Por último, uma estratégia que auxilia, e muito, nas defesas da empresa com Google Workspace é o uso dessa ferramenta com o suporte de uma empresa como a CJR. Isso porque, não adianta ter a ferramenta mais versátil e eficiente em mãos, se a sua equipe não tem domínio o suficiente para se defender de ransomwares. 

Com o suporte para monitorar, destacar e defender seus arquivos de phishing e ransomware, uma empresa especializada em TI é a companhia certa para ampliar a conformidade de TI do seu negócio, principalmente em momentos de desastre cibernético. 

Enfim, agora que você sabe algumas estratégias básicas do Google Workspace para a defesa contra ransonwares, que tal saber mais detalhes diretamente com os nossos especialistas? Entre em contato com a CJR e tenha todo o apoio necessário contra phishing e seus anexos duvidosos. Acompanhe nossas redes sociais e leia mais conteúdos como este pelo blog

Até a próxima! 

Deixe um comentário

Redes:

Mais Notícias