Como o firewall corporativo protege os dados da sua empresa 

Todo profissional responsável por procurar novos métodos de proteger dados e sistemas empresariais já deve ter se deparado com o firewall corporativo e a sua participação nas defesas cibernéticas. Porém, você sabe ao certo o que é esse fator e como a participação deste nas ferramentas de segurança é essencial para a sua empresa? 

Mais do que um nome bonito, Firewall é uma das bases mais presentes quando falamos de defesas de infraestrutura interna, ataques cibernéticos e perigos com vírus. Mas, na prática, você sabe como ele defende a sua equipe e os seus sistemas de fraquezas digitais? Leia agora e entenda mais sobre a participação do firewall em empresas como a sua! 

Firewall corporativo: funções e tipos de defesas  

Esclarecendo rapidamente, um firewall é um dispositivo de segurança que controla o tráfego de rede, permitindo ou bloqueando o acesso não autorizado em um sistema. Ou seja, invasões de hackers e a entrada de vírus sempre dão de cara com a “parede de fogo” que separa a privacidade da sua empresa dos acessos livres do lado de fora. 

E quais tipos de firewall temos no mercado de TI? 

Firewall de hardware: um sistema que filtra informações da internet para o sistema onde foi instalado. Assim, pesquisa a origem de pacotes e realiza uma filtragem a partir da localização de onde esse pacote veio.  

Firewall de software: esse sistema funciona com o mesmo raciocínio do firewall de hardware. Porém, a versão de software também monitora o tráfego de entrada e saída do computador, impedindo ataques em redes e dispositivos. 

Serviço de proxy: um firewall desse tipo funciona como um intermediador entre a rede e um sistema/aparelho. Assim, impedindo que conexões suspeitas aconteçam, os invasores não conseguem estabelecer um caminho para roubar dados ou realizar ataques.  

Bloqueie acessos e proteja-se de ameaças 

Como falamos acima, um firewall é o sistema que ajudará expressivamente contra acessos e recebimentos de dados maliciosos e pessoas não autorizadas. Nesse sentido, é hora de ver na prática as situações onde essa solução em defesa de TI ajuda empresas e negócios como o seu. 

Um servidor da empresa com todos os arquivos e dados críticos é um sistema que, usando programas que explorem aberturas, está vulnerável a ataques. Nesse sentido, o firewall elimina as brechas que um software invasor detectasse e diminuiria exponencialmente as opções que um hacker teria para entrar.  

Fez a instalação de um novo programa em um computador da empresa e este traz um vírus que representa risco para todo o sistema interno? Com a análise de dados, o firewall barra esse programa e cria um alerta, que só permitirá a entrada dos dados caso o usuário permita.  

Inclusive, esse segundo exemplo também se aplica à entrada de malwares maliciosos que surgem através de e-mails.  

Maior controle de acesso 

Como a base do firewall trabalha sobre a filtragem de dados, o controle de acessos também consegue se beneficiar desse fator nas empresas. Por exemplo: 

  • Se o firewall identifica um acesso feito por uma rede de internet diferente da empresa, o acesso é bloqueado; 
  • O monitoramento de tráfego de rede também é filtrado e identificado como um acesso seguro ou não; 
  • Endereços IP, portas, protocolos, usuários e outros critérios são usados pelo firewall para levantar suspeitas caso alguma das informações não esteja correta. 

Com essa vigilância logo na porta de entrada do sistema da empresa, cada arquivo e dado crítico fica longe das mãos erradas. 

CJR: alinhando a segurança do firewall corporativo na sua empresa 

Até aqui não ficou difícil entender a participação do firewall nas defesas de uma empresa e como esse sistema traz benefícios quando bem aplicado. Porém, é comum que profissionais não saibam como alinhar os parâmetros de defesa do firewall na empresa. E é aí que a CJR entra em destaque! 

Com u time de especialistas, temos todo o preparo para: 

  • Analisar a sua empresa; 
  • Listar todas as portas de entrada que um acesso não autorizado pode explorar; 
  • Definir parâmetros de filtragens; 
  • Estreitar acessos; 
  • Configurar sua ativação com programas específicos. 

Com todo o suporte profissional, a melhoria de defesa da sua empresa começa hoje! 

Vamos conversar sobre firewall? 

Por fim, não ter as defesas certas na sua empresa não é um grande problema. O problema de verdade é saber que existe esse desfalque e não tomar as providências, deixando seu negócio exposto a ataques maliciosos. 

Então, entre em contato com a nossa equipe, tire todas as suas dúvidas sobre firewall e faça um orçamento para fortificar a segurança dos seus dados o quanto antes! 

Aproveite e confira também mais materiais como este em nosso blog, acessando o site

Obrigado pela companhia e até a próxima! 

Deixe um comentário

Redes:

Mais Notícias