Colaboração remota, segurança digital e tecnologia para todos moldam o futuro dos ambientes de trabalho

A colaboração remota já existia no mercado de trabalho antes da pandemia, principalmente no que tange a contratação de profissionais freelancers.

No entanto, com a pandemia foi necessário que muitos negócios se adaptassem para a realidade do trabalho home office.

Com essa necessidade, a colaboração remota se tornou parte do cotidiano de praticamente empresas de todos os setores da economia. E mesmo com a retomada das atividades presenciais, muitos negócios continuarão contando com colaboração remota.

Afinal, é uma oportunidade de proporcionar ao colaborador um ambiente com o qual ele se identifica, facilitando que a equipe tenha um bom desempenho e isso possibilite melhores resultados para a empresa.

Mas como fica a segurança digital? O uso da tecnologia molda o ambiente de trabalho, mas requer cuidados especiais, principalmente na rotina de colaboração remota! Confira mais sobre o tema a seguir.

A transição para colaboração remota e mudanças estruturais

Muito embora algumas empresas estejam adotando permanentemente a colaboração remota para compor o quadro de funcionários, é importante analisar que isso requer mudanças estruturais.

A equipe de TI passa a ter que adotar uma série de cuidados com o objetivo de que os equipamentos que acessam os dados da empresa sejam autorizados e não causem risco de vazamento dos dados.

Tendo em vista que, é de responsabilidade da empresa a forma como os colaboradores lidam com os dados dos clientes.

Por isso mesmo, a manutenção de acordos de colaboração remota requer treinamento, boas ferramentas de colaboração e capacitação da equipe.

Justamente para que todos possam utilizar ferramentas seguras, evitando vazamento de dados e outros problemas que são comuns quando se está utilizando ferramentas inapropriadas para a rotina de trabalho à distância.

A segurança de dados é o fator mais preocupante

Quando o assunto é o trabalho remoto, a segurança dos dados da empresa é, sem dúvidas, um dos fatores mais preocupantes para a empresa.

Acontece que, no cenário de colaboração remota a equipe precisa ter acesso aos dados que normalmente utilizaria para atuar com eficiência no cotidiano de trabalho.

Entretanto, o colaborador está acessando os dados da empresa a partir de uma rede que também utiliza para seu próprio entretenimento.

Além do colaborador, seus familiares podem fazer uso dessa rede e isso aumenta o risco de exposição a uma série de ataques.

Ao mesmo tempo, a empresa não poderá solicitar o uso de firewalls muito restritivos, que impeçam o acesso de determinados sites, afinal, a rede usada é a da casa de seu profissional.

E se após o expediente ele deseja acessar redes sociais ou outro tipo de site, é um direito dele. Portanto, o cuidado com a segurança de dados se torna um desafio bastante delicado para as empresas que buscam manter a colaboração remota para manter sua equipe satisfeita e produtiva.

Tendo em vista que, é fundamental proteger os dados da empresa, oferecendo ferramentas de TI que possam garantir eficiência na segurança das informações.

Em contrapartida, o uso de sua própria rede não pode ser limitado por causa das questões que envolvem o cotidiano de trabalho home office.

Portanto, cabe às empresas investir em tecnologia da informação, de modo que, os colaboradores possam estar bem protegidos usando a rede doméstica para acessar as informações necessárias da empresa.

Aparelhar o colaborador mesmo à distância

Outro aspecto importante é que, o profissional precisa ter acesso a tecnologia de ponta para que possa ter boa performance no trabalho.

Quando a empresa não dá condições de que o colaborador trabalhe à distância, os resultados obtidos no dia a dia de trabalho podem ser reduzidos.

Uma vez que, a performance do computador de casa pode até mesmo não suportar os softwares necessários para o cotidiano de trabalho.

Nesses casos, uma solução simples é levar o computador que era usado no escritório para a casa do profissional. Que ficará responsável por manter o bom funcionamento do equipamento.

A equipe de TI da empresa pode fazer intervenções remotas para garantir que o computador receba manutenção em seus softwares.

Manter a boa relação entre a equipe de profissionais que atuam remotamente e o TI da empresa, para que todos tenham um bom suporte é fundamental para a manutenção da produtividade.

Tendo em vista que, alguns colaboradores são ótimos em suas funções, mas não entendem muito sobre tecnologia. E ter suporte fará grande diferença na performance do profissional.

Vale a pena investir para manter a colaboração remota?

A colaboração remota é repleta de benefícios para a empresa quando ocorre uma estruturação que favorece os profissionais trabalharem em casa com a máxima performance.

É preciso investir em equipamentos, rede de proteção e suporte para a equipe de colaboradores. Em contrapartida, a empresa poderá ter profissionais mais motivados, mais engajados e que rendem mais.

Contribuindo para que os resultados sejam os melhores possíveis e toda a equipe seja beneficiada ao atingir as metas estabelecidas para o período.

Alguns profissionais não se adaptaram bem para a colaboração remota ou são essenciais para o cotidiano dentro da sede da empresa, nesses casos, é interessante voltar ao trabalho normal conforme for possível.

Visando que o profissional tenha um bom rendimento e possa agregar dando suporte ao time que fica em colaboração remota.

A colaboração remota já é uma realidade e fará parte do futuro

Atualmente, a colaboração remota já é uma realidade e continuará sendo no futuro. Tendo em vista que, muitas funções não requerem que o profissional esteja preso no escritório para trabalhar da melhor forma.

Ao manter parte da equipe em home office, é possível economizar com aluguel de espaço. Uma vez que, o ambiente de escritório pode ser menor, por não necessitar acomodar toda a equipe.

Além disso, a empresa poderá manter os profissionais mais satisfeitos e motivados, economizando tempo com deslocamento por não ter que ir até a empresa todos os dias.

Cada profissional se adapta melhor a um modelo de trabalho, por isso, é importante que o RH converse com a equipe, a empresa se estruture e possa dar boas condições para todos os profissionais envolvidos.

Veja alguns dos benefícios da colaboração remota

Os principais benefícios da colaboração remota são:

  • Redução no custo com aluguel;
  • Menos tempo do colaborador em trânsito;
  • Redução dos custos com copa, mantimentos e passagens;
  • Poder contratar um profissional de qualquer lugar do mundo.

Principalmente a possibilidade de contratar profissionais de outros estados e até mesmo países, contribui para que a empresa tenha a melhor equipe e isso auxilie na obtenção de resultados positivos.

Por todas essas vantagens, acreditamos que vale a pena investir no aparelhamento da empresa para que seja possível dar suporte aos profissionais de colaboração remota e ter todos os benefícios citados para o negócio.

Deixe um comentário

Redes:

Mais Notícias