Gestão de Riscos em TI
Gestão de Riscos em TI você sabe como funciona?
Em primeiro lugar vamos pensar que você está com sua estrutura de TI operando normalmente e do nada um servidor parou. Você verifica que pode ser um problema no hardware e tem que enviar para garantia. Sua empresa parou você está com prazos, clientes ligando ao telefone , e seus colaboradores parados por conta disso!!!!
Por exemplo, quantos riscos conseguimos identificar nesse paragrafo?
- Servidor parou o Hardware
- Enviar para garantia ( Será que você tem garantia? e quanto tempo até ir e voltar de lá?)
- Prazos ( Multa) / Perda de receita.
- Clientes ligando ao telefone ( possível Churn rate)
Por isso a Gestão de Riscos em TI associado a outros processos como PETI ( Planejamento estratégico de TI ), plano de contingencia e alguns indicadores nos trazem informações para lidarmos com essas situações que as vezes não conseguimos prever. Esses ocorridos trazem um impacto muitas vezes incomparável no ambiente corporativo.
Contudo é necessário que você tenha em mente como está o seu ambiente e recursos de TI. Entretanto vamos imaginar no exemplo acima que você possua apenas um servidor e ele não esta mais na garantia, agora o que fazer? Qual seu tempo de retorno para tudo voltar ao normal?
Dessa forma é importante ressaltar que o Gerenciamento de Risco observa esses detalhes que podem trazer algum risco eminente, e os deixa amostra para que possa tomar alguma ação.
Ficou curioso? Nos procure que podemos conversar mais a respeito. Você também pode ver essa matéria de um dos nossos parceiros que fala sobre o assunto.
Perdeu algum arquivo?
Experimente a tranquilidade de saber se seus dados estão seguros na nuvem sem esforço, para plataformas desktop ou servidor.
Tenha um canal de atendimento para centralizar as necessidades dos seus colaboradores e a eficiência de um atendimento dentro de um horário acordado.
Já pensou em ter uma redundância dos seus principais serviços? Ter uma gestão que você possa confiar a garantia da continuidade de seus negócios?.
Tenha um plano de ação para as suas demandas relacionadas a TI e consiga enxergar e mensurar a entrega desse planejamento.
O KPI nada mais é do que um indicador que você pode utilizar para mensurar algo, e com isso tomar decisões em cima do que é mensurado.
Antivírus é um software que detecta, impede e atua na remoção de programas de software maliciosos, como vírus e worms.
Vulnerabilidade é algo que pode ser explorado, uma janela de vulnerabilidade é um período do qual medidas defensivas são diminuídas.
O firewall é uma ferramenta que ajuda a proteger a rede, informações, máquinas. Ele limita portas e acessos e com isso cria uma barreira de segurança.
A infraestrutura é a base da capacidade planejada de TI disponível em todo o negócio, na forma de serviços compartilhados e confiáveis.
Agora a CJR conta com mais um produto que é o GSUITE. Com essa ferramenta você pode aumentar sua produtividade e melhorar seus processos no dia a dia.
Quer criar um blog, um site, uma loja virtual, publicar um portal, um e-mail profissional? Escolha a melhor hospedagem para seu site e tenha acesso ao painel.
O monitoramento é utilizado para prevenção de riscos que podem afetar a todos da empresa. Com o monitoramento é possível mensurar alguns desses riscos.