Plano de continuidade

O plano de continuidade consiste no planejamento de estratégias que asseguram a manutenção dos recursos presentes no ambiente de TI. Elaborado por uma equipe especializada em tecnologia da informação, os critérios estabelecidos em um plano de continuidade atendem às necessidades e demandas da empresa.

No processo de criação do plano, é preciso primeiramente avaliar os possíveis riscos que poderão ocorrer no ambiente corporativo, as possíveis falhas e os impactos que a empresa sofrerá caso não tenha uma ação preventiva. Essa análise é realizada com o objetivo de traçar de maneira eficiente o plano de continuidade de negócios, para que a solução dos problemas seja benéfica para as otimizar as atividades da empresa.

Existem tipos de planos, como o plano de continuidade operacional. de emergência, desastres ou crises.

-O plano de continuidade de desastres é elaborado após um problema, já o de crises é utilizado para definir as ações necessárias durante todo período de crise no sistema operacional.

-Quanto ao plano operacional, o principal objetivo é fazer com que os softwares voltem ao funcionamento.

-Por fim, em último caso há o plano de emergência, no período após a crise, para solucionar os fatores que anteriormente não foram resolvidos.

Assim, por meio do planejamento das ações e do auxílio direto de profissionais em TI, a continuidade das atividades de uma empresa,e seus serviços essenciais não é prejudicada.

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