Os softwares de backup são extremamente importantes para a preservação e segurança dos arquivos, evitando surpresas com perda de dados por meio de ações de vírus, usuários mal intencionados, problemas de HD, sistema operacional ou infraestrutura elétrica, por exemplo.
Mas, afinal, o que é o backup?
Backup consiste no processo de cópia do conteúdo armazenado, com a possibilidade de ser preservado no sistema de nuvens. Dessa forma há uma diminuição significativa do risco de perder informações e dados presentes no seu computador.
Com isso, é fundamental realizar rotinas e relatórios no seu ambiente de TI de forma periódica, e o primeiro passo é definir uma boa política de backup. Assim, a partir da definição de quais são os arquivos indispensáveis para a sua empresa ou para o seu negócio, é realizado um planejamento de como será realizado esse processo de backup.
O planejamento é definido por meio da análise da quantidade de arquivos gerados pela empresa e colaboradores, além de verificar quais são os principais conteúdos que necessitam de atenção e de uma preservação maior. Para isso, é importante manter a organização dos arquivos e definir a periodicidade do processo de backup de acordo com as conclusões provenientes da análise anteriormente citada.
Por fim, é necessário definir também os tipos de backup, seja manual ou automático, além de verificar a infraestrutura adequada para, de fato, implementar o processo de backup na rotina.